Artigos
Laminação líquida: Aplicando verniz UV sobre adesivos impressos digitalmente

Recomendações para aplicação de Verniz UV calandra sobre adesivos impressos digitalmente

Esse artigo traz recomendações fundamentais para o envernizamento UV de adesivos por calandra, também conhecido como “laminação líquida” sobre impressos digitais, utilizando nossa calandra UV Roller:

 

1.UTILIZE VERNIZ ADEQUADO

O verniz adequado é fundamental para que a regulagem da máquina transcorra sem problemas. Quando o adesivo ou o substrato impresso cola no rolo, mesmo fazendo ajustes na pressão do rolo inferior, no pulso de ar, na camada aplicada e na temperatura do verniz, em 99% dos casos o problema está na viscosidade e formulação do verniz.

O operador tende a achar que que o problema está na máquina e perdem tempo e material tentando fazer o adesivo descolar, quando na realidade basta substituir o verniz.

Por isso é fundamental utilizar verniz adequado para adesivo, abaixo recomendamos dois fabricantes com resultado comprovado em alguns clientes com essa aplicação, e que oferecem melhor resultado:

Inove Tintas especiais Ltda
Verniz Laca UV 15125  Viscosidade 10 a 14 segundos copo Ford IV

Overlack tintas e Vernizes Ltda

Verniz VL 2020 Viscosidade 10 a 14 segundos copo Ford IV

 

2.ESCOLHA O SUBSTRATO ADEQUADO

Para aplicar o verniz UV por calandra, é preciso testar o adesivo previamente, pois apesar do PVC ter espessuras padronizadas, 0,08 e 0,10mm, o liner de papel siliconado que dá suporte ao adesivo, varia muito em gramatura, rigidez, tipo de superfície, isolamento, polimento, estrutura e sentido das fibras do papel.

Para que a aplicação transcorra sem problemas, o adesivo de ter uma certa rigidez, que facilita o descolamento da folha do rolo. O verniz é viscoso e impõe um limite mínimo de gramatura próximo de 190g/m2. Abaixo dessa gramatura, o descolamento pode ser prejudicado, dificultando o set-up (regulagem prévia) da máquina.

Alguns adesivos tem melhor comportamento nesse quesito, e por isso relacionamos abaixo:

Adesivo 3M brilhante

Starpac Brilhante

Sovinil Brilhante

Os adesivos devem estar bem acondicionados em ambiente sem umidade, o papel do liner é higroscópico, e absorve muita umidade do ar, a umidade amolece o liner de papel, prejudicando a rigidez. Então um mesmo adesivo em um dia seco passa muito bem pela calandra, e no dia úmido pode começar a colar, por esse motivo.

 

3.ADESIVO FOSCO

Adesivos de PVC fosco, não servem para envernizamento em calandra UV, pois são microporosos e a sua superfície é irregular, absorvem o verniz e mesmo aplicando duas camadas, não refletem a luz, prejudicando o brilho. Se o objetivo é obter brilho através do verniz UV, não faz sentido usar adesivo fosco, o correto é usar adesivo brilhante que possui superfície retificada (polida) e que traz o resultado esperado após a aplicação do verniz.

O verniz fosco, vem sendo usado por alguns anunciantes porque a imagem pode ser vista nitidamente de qualquer ângulo, sem reflexos. Para aplicar verniz fosco, recomendamos o processo serigráfico UV, que traz excelentes resultados e ótima proteção ao impresso.

 

4.OUTROS ADESIVOS

Como o mercado dispõe de uma infinidade de fabricantes e importadores de adesivo, não podemos garantir que o equipamento traga o resultado desejado em todos os tipos e marcas de adesivos, e como sabemos que o fator preço dos adesivos pode ser decisivo na escolha de um ou de outro fornecedor, recomendamos que sejam feitos testes prévios de aplicação para evitar perdas.

Os testes devem ser feitos sempre com um verniz aprovado e homologado de acordo com a viscosidade recomendada.

Defeitos como manchas, áreas sem brilho e com alguma aspereza, pontos, ondas e linhas, são típicas de aplicações sobre adesivos que não possuem superfície uniforme.

A composição do PVC também influi no resultado, pois depende do tipo de composto, percentual de reciclados que foi incorporado ao composto, enfim, diversos elementos difíceis de avaliar, mas fazendo um teste prévio, evitam-se perdas que possam causar prejuízo.

 

5.TINTAS DIGITAIS

As tintas de impressão digital base solvente, tem secagem ao toque em alguns minutos ou horas, no entanto a secagem final (evaporação do solvente) ocorre somente após 12 a 24 horas, dependendo do fabricante da tinta e da formulação, por isso recomendamos deixar os adesivos descansando (evaporando) pelo menos 12 horas antes de aplicar o verniz.

Se esse período não for respeitado, os impressos podem grudar no rolo da calandra e não há o que se possa fazer para regular a máquina.

A tinta digital decalca no rolo de borracha da calandra, formando um emplastro adesivo que impede o descolamento normal das folhas que passam pela calandra, contaminando também o verniz do reservatório.

Se isso acontecer, limpe imediatamente a rolaria da máquina com álcool etílico anidro e certifique-se de retornar o trabalho somente após a secagem completa da impressão digital.

Talvez seja necessário substituir até mesmo o verniz do reservatório, se a contaminação foi expressiva.

 

6.TESTE O ATAQUE QUÍMICO

O verniz UV pode atacar quimicamente a tinta digital, mesmo estando completamente seca. Se isso ocorrer, passadas algumas folhas, o rolo da máquina será decalcado pela tinta digital, formando um fino emplastro adesivo que impede o descolamento da folha.

Para testar, coloque uma gota de verniz sobre o impresso e esfregue com o dedo, se a tinta digital sair ou se misturar com o verniz, está ocorrendo ataque químico.

Será necessário modificar a formulação do verniz ou trocar a tinta da impressora por uma de outra composição.

 

7.REGULAGEM DA MÁQUINA

Com insumos adequados, adesivo e verniz, a regulagem da máquina é simples, se um dos insumos não foi testado, ou não está adequado à essa aplicação, será difícil e até impossível regular a máquina, portanto, certifique-se de que o verniz está com a viscosidade correta, e que o adesivo tenha rigidez e gramatura adequados.

A regulagem da máquina para esta aplicação, é a seguinte:

Se ainda tiver dúvidas quanto à sua aplicação específica, não hesite em nos consultar, estamos ao seu inteiro dispor para maiores esclarecimentos.

ATENDIMENTO
  • 41 3732-1266

  • Rua Salgado Filho, 2440
    CEP: 83324-080
    Pinhais-PR